Atividade normalmente utilizada com crianças portadoras de necessidades especiais, não deixa de ser um trabalho enriquecedor para os demais alunos.
Tendo em vista que:
"é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza."Vamos tentando levar os colegas à compreensão de que convêm que possamos desenvolver as mesmas atividades com a turma e a criança que está em processo de inclusão tendo em vista não apenas o que consideramos que um ou outro seja capaz de fazer, mas o como cada um faz. Podem fazer diferente, mas ainda assim podem ter o direito de usufruir da mesma atividade e isto sim é inclusão.
Tente sempre propor diversas atividades com o mesmo tema e deixar que as crianças escolham aquilo com que mais identificam-se ou que lhes chama mais atenção. Dito isto deixamos alguns objetivos para auxiliar os colegas de profissão.
- Estimular o lado criativo e a sensibilidade motora da criança;
- Contornar a figura através das perfurações;
- Desenvolver a coordenação viso-motora;
- Favorecer o aprimoramento do movimento de preensão;
- Trabalhar noções de DENTRO/FORA -ENCIMA/EMBAIXO
Estimular à capacidade de concentração
Para crianças que estão iniciando nas atividades e/ou autistas e portadoras de necessidades especiais recomenda-se o uso de figuras com corte reto.
O professor pode tematizar o trabalho utilizando figuras de móveis, roupas,formas geométricas, letras números,anmais etc...
Na atividade optamos por fazer o contorno da mão da criança e estimulá-la a fazer o alinhavo montando um luva e fazendo um laço na ponta. A proposta foi encontrada AQUI
Como fazer?
1. Coloque a mão da criança sobre o papel cartão ou cartolina
e faça o contorno com auxílio do lápis.Em seguida recorte e com o furador de papel faça as perfurações por onde o fio vai passar
Com minha filha de 7 anos optei por deixar que fizesse livremente com uma lã. Ela finalizou a tarefa do alinhavo depois de 2 minutos e 37 segundos, mas não conseguiu fazer o laço mesmo depois de meia hora e acabou por desistir para tentar depois. Continuarei estimulando, pois preciso que ela aprenda a amarrar o cadarço do sapato e adquirir mais independência.
Créditos: http://www.ideiacriativa.org/2013/02/atividade-alinhavo-com-figuras-inclusao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário